quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Vontade de mudar o medo

Tenho 37 anos e detesto o que faço. Faço o que sempre quis fazer e por isso até pode parecer que estou satisfeito com a minha escolha, mas o que faço todos os dias cansa-me e faz-me sentir um velho de 100 anos. O meu trabalho é um beco sem saída, um vira o disco e toca o mesmo de matéria ensinada a alunos que não querem aprender nada de números e equações. É um dar constante e cansativo sem receber muito em troca. Chumbo mais do que passo os meus alunos e ao contrário de colegas professores filhos da puta que o fazem com prazer, gostava que fosse diferente. Mas não posso dar uma nota positiva para me enganar a mim memso, para fazer um aluno mais bem disposto, para fingir ainda mais que o meu trabalho é uma maravilha. Destesto o que faço e não consigo mentir, nem que seja para fingir que o que faço é mais gratificante. Nem sei se os meus alunos simpatizam comigo. Acho que sentem respeito pelo meu silêncio e aspecto sério, mas gostar de mim não devem gostar. Gostava que gostassem de mim, mas eu também não gosto deles a maior parte do tempo e gostar tem que vir de dois cantos, isso aprendi com os meus pais. A única lição que os meus pais me conseguiram dar sem tentarem. Eles desprezaram-me, negaram-me afecto e atenção, por isso por mais que eu desejasse ter uma relação diferente com eles, nunca os consegui amar.
Sou novo mas sinto-me velho. Tenho uma vida à frente de mim, mas sinto-me morto. Preciso de mudar o que faço, mas não sei o que fazer a seguir. Aproxima-se uma fase de decisão, o que me assusta porque tenho medo de mudanças e coisas novas e diferenets aterrorisam-me. Mas ou é isso ou o voltar a caír no vício de me afogar. Afogar-me em álcool outra vez será a minha morte e ainda não estou preparado para isso. Até de morrer tenho medo.
Sinto-me farto e cansado da chatice que é a minha vida. Sinto-me só e gostava de ter alguém mas não consigo liquidar o meu medo de me entregar e a minha tendência de encontrar defeitos em todas as mulheres que conheço (não todas, só aquelas onde existe a possibilidade de um romance), à espera que um dia a mulher perfeita me caia aos pés. Isso nunca irá acontecer! Mesmo que aconteça vou encontrar defeitos para lhe apontar e esse será o meu pretexto para lhe virar as costas e para virar as costas a uma possibilidade de ser feliz ao lado de alguém. Quero muito, mas tenho medo de sentir, de dar, de me entregar, de perder. Sou um chato, provavelmente a mulher perfeita até existe, mas porque olharia para mim?
Gostava de chegar ao trabalho ámanhã e de me sentar com o director para lhe dizer de sorriso na cara que páro. Acabou-se. Nào quero dar mais aulas, nem aqui nem noutra escola qualquer. Quero retirar-me de todas as formas de rotina possíveis, quero viver sem ter que viver, quero libertar-me das responsabilidades chatas que tenho que ter para pagar as contas, quero sentar-me o dia inteiro de pijama e chinelas a ler livros e ver filmes se me apetecer, quero passar dias seguidos sem tomar um duche caso não sinta vontade para o fazer, quero deixar de ter que saír de casa de manhã e de fingir que vivo, quero parar. estou cansado. Ou é isto ou alguma coisa diferente, mas não quero cotinuar onde estou.Durante muito tempo achei estar cansado de viver, mas eu quero viver. Tenho medo da morte. Estou é cansado desta forma de vida e quero outra. Quero outra vida que me dê mais do que tenho. Quero mudar. Mas tenho medo.

4 comentários:

  1. Medo todos sentimos D, não te esqueças é de que por mais que a ideia de mudança te assuste sabes o que queres. Força!

    ResponderExcluir
  2. Há alturas na nossa vida em que temos que trocar o certo pelo incerto. Ficar no mesmo sítio quando se anseia o que está do outro lado faz com que não vivas realmente em lugar nenhum.
    Os pés no lado de cá e a cabeça do lado de lá, o coração a mil obrigado a desacelerar todos os dias cansa. Cansa muito mais do que arriscar ;)

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que fosse até meu blog e só lesse a última postagem, depois te dou 2 opções para tua vida, ou tu muda ou tu muda!!!!!!!!!Ok.
    Aqui faz difrente quem quer, mas tem que querer com o coração...se aprende que cada dia é uma conquista uma troca então quero te ajudar a fazer tuas conquistas, também estou aprendendo a ser diferente então mãos a obra, vamos a luta, as pessoas vão gostar da gente se a gente gostar delas...um sorriso não tem preço...energia do sol e vamso mudar nossa história ok, um abraço de uma mãe.

    ResponderExcluir
  4. Eu te entendo compreendo seu vazio e sua dor sua solidão e seu cansaço eu gostaria muito de poder conversar um dia com vc, acredito que todos temos uma coisa que não dá certo em nossa vida e nos causa um tremeno desanimo uma vontade de desistir de morrerr ou viver mais viver jogando tudo para o alto pq é eu sei é muito cansativo quando alguem vive um conflito interno tão intenso só esse alguem sabe os monstros que criou... eu tenho muito medo da morte e esse medo me faz ter tds esses itens que vc citou sabe lutei tanto com tds as minhas forças mais vira e meche olha eu em depressão mais nunca fico quieta procuro sempre esta fazendo algo para encontrar a solução e olha encontrei pelo o menos uma valvula de escape algum exercicio de bioenergetica que expressão suas emoções reprimidas e acredite vc se sente realmente melhor, outra coisa muito legal que vc deve fazer é acreditar em vc independente de carinho vc é a pessoa mais importante de sua vida vc sempre esta com vc memsmo e olha pra brigar com seus alunos ou sei lá com qlqlpessoa vc primeiro briga com vc mesmo sofre td essa raiva e emite para outra pessoa vc deve esta pensando que sou uma figurinha que tenho frase feitas né rsrsr olha amigo eu quase morri eu tive depressão devido aquele problema depoiso remedio da depressão teve varios efeitos colatrias então adquirir de brinde kkk anorexia sindrome do panico dermatite problema de coração e diabetes sabe o que foi isso....somatizei tudo pense que pressão ahh e o medo ali na msms intensidade...
    Queria tanto conversar com vc e poder te ajudar o bom quando vc passa por crise dessa é ter bagagem para ajudar alguem que tb passa por alguma dificuldade...Sabe como te encontrei?Tava procurando mais alguns artigos sobre psicologia medo da morte e essas coisas...Dsculpa a indelicadeza eu tenho 30 anos e me chamo carol e sabe eu acredito que vc vai sair dessa euu acredito em vc!!!
    Se quiser conversar com alguem pode contar comigo! Carol.meirelles@gmail.com

    ResponderExcluir