quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Passei os últimos meses em conflito comigo e com o que faço na vida. Passei uma vida inteira com medo de mudanças e por isso sempre entregue à frustração de não mudar. Irónico é o facto de quando era pequeno o que mais queria era que fosse tudo diferente. Cresci foi num lar onde as ferramentas nunca me foram dadas, nem os meus pais sabiam a quantas andavam, o meu pai com a autoridade de um louco e a minha mae com um vicio de comprimidos que só entendi anos mais tarde. Agora que pensei que já nada iria conseguir fazer para mudar algo novo veio bater-me á porta. Uma oportunidade e algo que queria. Uma perspectiva diferente, um novo futuro quem sabe, talvez me faça até esquecer o passado. Novo, energético, vivo, alegre e com esperança, sinto-me hoje. Que dia bom. Será que vai durar, esta sensação de prazer e satisfação?
Começo de Janeiro 2010 um novo trabalho. Um grande amigo e bom trabalhador de equipa formou uma empresa à 8 anos e quer ajudar-me. Quero muito de trabalhar com ele agora que a oportunidade surgiu e sinto-me honrado que ele me queira na equipa dele e só de pensar que poderia parar de dar aulas sinto um formigueiro de excitação no corpo. Quando era pequeno tive esse sonho, saiba-se lá porquê de dar aulas na matéria que amo. Comecei em 1999 a dar explicações e mais tarde a dar aulas, e depois aqui na Holanda. Há quem me considere sortudo por ter arranjado este emprego estando a viver cá à relativamente pouco tempo, mas na altura era só o que conseguia fazer. Primeiro uma escola de ensino especial para filhos de pais imigrantes e com uma estadia de dias contados na Holanda, em Alkmaar e depois a lingua deixou de ser um problema passei para uma escola que me bateu com os métodos de ensino e mentalidade dos alunos holandeses, completamente diferente de Portugal e de estrangeiros! Tão diferente e nunca me senti à vontade nestes últimos anos, mas até agora a oportunidade de algo novo ainda não surgira.
O Jan é meu amigo desde que vivo aqui, conheci-o numa festa de anos de uma colega e sempre o admirei. Ele também é filho único e teve uma infância parecida com a minha entendemo-nos e damo-nos bem, imagino como dois irmaos se dariam. Vivemos na mesma zona de Alkmaar e quando saio é com ele. Agora vou trabalhar com ele e isso deixa-me contente e calmo. Sinto uma satisfação que mesmo sem fazer nada por isso, ando à procura à muito tempo.
É quinta feira, vou à tarde a uma reunião dos AA, o Jan também lá vai, temos mais em comum do que está à vista! Foi ele que me ensinou a não ter medo de dizer quem sou, alcoólico. Só por hoje, porque pela primeira vez o futuro tá a perecer bom.

6 comentários:

  1. Boa!
    Um novo começo numa determinada área da vida é sempre uma aventura. Tem um período de encantamento indescritível.
    Contudo, também acarreta consigo medos e receios mas lembra-te que corajoso não é aquele que não sente medo mas sim aquele que apesar dos seus medos avança confiante ;-p

    Força e boa sorte para este novo desafio :)))

    ResponderExcluir
  2. Ser alcoólico não te define, é apenas 1 parte de ti, mas no fundo és muito mais que isso! Vê lá se não te esqueces disso ok ;)
    Destas mudanças profissionais já tinhamos falado e só te posso dizer mais uma vez: FINALMENTE! Já estava na altura ;) E o Jan ganzas é altamente, tenho a certeza que vai ser positivo!
    Bjs, até 4a no Panamá! :))

    ResponderExcluir
  3. Olá,tocaste-me com as tuas palavras e vi também um pouco de mim,eu luto contra várias substâncias desde que acordo até me deitar,é uma luta para não consumir,é o medo de me perder de novo,é o descobrir que os amigos que fiz no trajecto da vida,afinal,não são amigos.....a luta contra a adicção é uma estrada perigosa,mas não é impossível,e haja vontade e sangue a correr nas veias.
    Não tenhas medo da mudança,nela pode haver muitas coisas positivas,quando precisares,ou te sintas um pouco obscuro,perdido,incompreendido (ruifreitas74@gmail.com),abraço e força,never give up!!!!

    ResponderExcluir
  4. Fico admirada com tamanha bravura, com a força que tens ao lutar contra teus problemas!!
    Queria eu ter metade da coragem que tens, continue com essa força e garra você conseguirá o que almeja !
    Felicidades

    ResponderExcluir